Valores são a base das nossas motivações. Quando escolhemos fazer algo, estamos por trás desta escolha buscando satisfazer nossos valores. E qual a importância disso dentro de uma cultura organizacional? É possível satisfazer os valores de todos?
A cultura de uma organização é construída a partir de seu fundador, propagada pela sua liderança e reforçada pelo o que seus colaboradores vivem. (quer saber mais sobre o que é Cultura Organizacional clique aqui no artigo que escrevi Cultura Organizacional: descobrindo como sua empresa realmente funciona).
Porém, tangibilizar isso não é tão fácil. Transformar, muito menos. Por isso, em 2018 fiz minha primeira certificação na metodologia Barrett Values, que trabalha de uma forma muito alinhada com o Modelo Integral de Ken Wilber, que orienta o trabalho da Green.
Aqui, vou contar para vocês sobre quais são os 7 Níveis de Consciência Organizacional do método Barrett Values (Fonte: Livro A Organização dirigida por Valores, do Richard Barrett):
- Nível 1: Sobrevivência: Foca no crescimento e sobrevivência. Criar um ambiente de estabilidade financeira, lucratividade, cuidar da saúde e segurança dos funcionários.
- Nível 2: Relação: Foca na qualidade das relações interpessoais entre os funcionários e entre funcionários e clientes. Resolver conflitos e construir relações harmoniosas que criem um senso de lealdade entre os funcionários e conexão forte com os clientes.
- Nível 3: Autoestima: Foca em orgulho no desempenho, melhores práticas de negócios e eficácia. Estabelecer estruturas, políticas, procedimentos e processos que gerem e aumentem a performance da organização.
- Nível 4: Transformação: Foca na capacidade de adaptação e renovação contínua. Aumentar a inovação oferecendo aos funcionários uma voz na tomada de decisões, tornando-os responsáveis pelo seu próprio futuro e da organização.
- Nível 5: Coesão Interna: Foca na construção de um sentido de coesão interna na organização. Melhorar a capacidade para a ação coletiva alinhando as motivações dos funcionários em torno de uma visão inspiradora e um conjunto de valores.
- Nível 6 : Fazendo a Diferença: Aprofundamento da conexão interna e a expansão da conectividade externa. Construir a resiliência através da cooperação com outras organizações e comunidades locais.
- Nível 7: Serviço: Conexão interna para um nível mais profundo e uma conexão externa mais expandida. Criar um futuro sustentável de longo prazo através do aumento da sustentabilidade da humanidade e do planeta.
Dentro da metodologia e ferramentas aplicadas, é possível identificar em que nível a cultura organizacional de uma empresa se encontra, de seus líderes e colaboradores, assim como identificar qual a cultura desejada.
E por que tudo isso é importante?
Primeiro porque hoje para muitas pessoas, buscar uma empresa para se trabalhar alinhada com seus valores permite maior realização profissional.
Não menos importante, as empresas que demonstram uma cultura de valores de espectro total, ou seja, que possuem valores em todos os níveis de consciência organizacional e baixa entropia (entropia é o indicador da quantidade de energia consumida em realização de trabalho desnecessário e improdutivo) são mais lucrativas e tem funcionários mais engajados. Por exemplo, em uma pesquisa pela Gallup, apenas 29% dos trabalhadores dos Estados Unidos estavam ativamente engajados em seus trabalhos, 55% não estavam engajados e 16% estavam ativamente não engajados. Segundo essa pesquisa, este nível de não engajamento (71%) chega a custar US$ 17.500,00 anuais por funcionário. Em outra pesquisa realizada pela consultoria AON Hewitt, empresas com alto nível de engajamento (65% ou mais), apresentam desempenho acima da média do mercado de ações, exibindo retornos totais para os acionistas 22% maiores do que os da média. Richard Barrett diz que “A cultura impulsiona a performance através da liberação do potencial humano.”.
Como podemos identificar e começar a trabalhar com uma Cultura de Valores?
Para isso, utilizamos na Green o Modelo Integral conjuntamente com os instrumentos do Barrett Values Centre, mapeando onde a empresa está e onde quer chegar, desenvolvendo um Programa de Transformação Cultural. E um fator essencial para isso é o desenvolvimento da liderança, pois uma empresa dificilmente terá um nível de consciência maior que o da sua liderança (vou deixar para falar mais disso no próximo artigo, inscreva-se na Newsletter para receber em primeira mão).
Deixo aqui também um convite à reflexão: Quanto seus valores atuais estão alinhados com a da sua empresa? Como isso tem impactado sua motivação e engajamento? Se você se sentiu desafiado a aprofundar essa reflexão, compartilho o link do instrumento Personal Values Assessment do Barrett Values Centre, será um bom ponto de partida para sua reflexão!
Se tem interesse em conhecer e desenvolver em sua empresa um projeto, conte comigo!
Sabrina Green é Consultora de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Psicóloga e Coach pela ICC.
http://www.greenintegral.com.br
Contato: sabrina.green@greendh.com.br